Étudiants

Existem diversas maneiras para circular em França no dia-a-dia: de transporte público, de bicicleta ou de carro. Enquanto estudante, pode aderir a planos de transporte a preços reduzidos.

UTILIZAR O TRANSPORTE PÚBLICO

Na maior parte das cidades francesas, os transportes públicos geralmente são compostos por autocarros, e tramways e as redes de transporte costumam ser densas nos centros das cidades. Não hesites em informar-te junto dos outros estudantes sobre os horários. Em geral, as sociétés de transport possuem escritórios nos campus universitários e podem contactá-los para aderir a planos de transportes ou tirar dúvidas.

Com as suas 14 linhas, o metro parisiense é um dos mais desenvolvidos do mundo. Aberto até 1h da manhã durante a semana, e até 2h da manhã às sextas e sábados. Os habitantes da cidade também contam com uma rede de autocarros nocturnos que circulam durante toda a noite.

Outras cinco cidades francesas que dispõem de uma ou mais linhas de metro: Marseille, Lille, Lyon, Rennes e Toulouse. Geralmente, máquinas automáticas situadas na entrada das estações permitem comprar bilhetes antes do embarque.

Algumas dicas para usar o transporte comum

Os estudantes e jovens que tenham menos de 26 anos beneficiam de preços especiais para aderir aos planos de transporte. Para aderir a um plano, basta apresentar o seu cartão “carte étudiant” ou documento de identidade.

Em Paris e em Île-de-France

 

  • O cartão Imagine’R: destinado a estudantes que vivam na região, este passe especial que lhe permite viajar ilimitadamente por toda região da Île-de-France por menos de 350 euros por ano.
  • O ticket jeune: destinado a pessoas com menos de 26 anos e válido por 24 horas, um sábado, um domingo ou um dia de feriado, esse ticket permite circular livremente dentro de uma zona por apenas 4 euros.
  • Para mais informações sobre os meios de transporte, consulta o site da RATP (régie autonome des transports parisiens).

PARA CIRCULAR EM DUAS RODAS

A maior parte das cidades francesas instalaram um sistema de autosserviço de aluguer de bicicletas; em Paris, por exemplo, encontramos o Vélib’, em Lyon, o Vélov, e, em Nice, o Vélo Bleu e em Bordéus, o V3. Para facilitar a utilização do serviço, é possível aderir a um plano anual por cerca de 15 – 30 euros.

Em Paris, Neuilly-sur-Seine e Levallois, os habitantes têm a possibilidade de usar uma scooter elétrica. Não há adesão a um plano: a cobrança é feita no momento da utilização. Não há necessidade de chave, nem de cartão, basta utilizar um smartphone.

CIRCULAR DE TÁXI

Em França, os táxis são uma boa opção. Não hesites em utilizá-los para circular pela cidade.

As tarifas são estabelecidas por lei e são um pouco elevadas em comparação com a media mundial. Atravessar Paris de táxi custa aproximadamente 30 euros. Todos os taxis devem dispor de um taxímetro que calcula o preço do trajeto. Em caso contrário, são taxis falsos, evite-os a todo custo.

Táxi compartilhado: desenvolvido pela associação de táxis G7 a fim de fazer concorrência aos VTC (véhicule de tourisme avec chauffeur), esse serviço reúne passageiros que vão ao mesmo local. O preço do trajeto é estabelecido previamente e não é alterado até o fim, independentemente do número final de pessoas dentro do taxi.

Os VTC: muitas aplicações permitem que se desloque em VTC, ou seja, serviço de transporte particular. São mais económicos que os táxis, pode utilizar o Uber ou equivalentes. 

UTILIZAR O SEU PRÓPRIO CARRO EM FRANÇA

Em algumas cidades, é possível circular de carro no dia-a-dia.

Há alguns detalhes que precisa conhecer nestes casos: em França, conduz-se à direita, com o volante à esquerda. O uso do cinto de segurança é obrigatório e o uso de telemóvel é proibido.

Por questões de segurança, é obrigatório que o carro disponha de um colete refletor, um triângulo sinalizador de perigo e dois medidores de álcool pelo hálito.

Estacionar na cidade pode ser complicado. Se pensas utilizar um carro no dia-a-dia, considera solicitar uma vaga de estacionamento na sua residência. Se precisas estacionar na rua, há serviços por assinatura que permitem aos moradores estacionar os seus carros por um preço menor.

DICAS PARA CIRCULAR DE CARRO, MESMO QUE NÃO TENHAS UM

Carros de serviço livre: mais de 80 cidades francesas propõem serviços de partilha de carros através de redes como Citiz ou Auto Lib’ que permitem alugar um veículo por uma duração bem curta, basta ser assinante de uma das redes.

Locação de veículos: Drivy, Ouicar ou Koolicar colocam em contato pessoas que precisam de carro e pessoas que alugam os seus. Estas locações possuem menos burocracias que as agências de locação.

Segue as grandes etapas par ir estudar em França!

Descobre