COMO INSCREVER-SE NUM DOUTORAMENTO EM FRANÇA?

Étudiants

AS PRINCIPAIS ETAPAS PARA INSCREVER-SE NUM DOUTORAMENTO

Antes de se inscrever num doutoramento, é necessário encontrar um tema de pesquisa e um orientador de tese. Além disso, será preciso que a escola doutoral aceite a sua inscrição. Para ingressar no primeiro ano do doutoramento, deve possuir um diploma de mestrado ou equivalente. É, por isso durante o segundo ano de mestrado que deve começar a procurar possibilidades para o seu doutoramento (a partir do mês de janeiro).

Nas ciências ditas “exatas” (física, química, matemática, biologia, engenharia), precisa de um financiamento para poder inscrever-se. Em ciências humanas e sociais, em alguns casos, há a possibilidade de inscrição sem financiamento – consulte o site da tua escola doutoral de interesse.

O financiamento não corresponde às taxas de inscrição, mas aos custos de vida que, geralmente, são superiores a 1000 euros por mês. A primeira questão a fazer-se é a seguinte: o meu governo ou minha universidade tem um programa específico para financiar o meu doutoramento em França? Se sim, essa é a melhor solução para realizar o seu doutoramento. Se não for oferecido nenhum financiamento por parte do seu governo, pode encontrar outras possibilidades nesta página. Grande parte dos doutoramentos são financiados pelas universidades francesas, sob a forma de um contrato doutoral – contrato de trabalho de duração de três anos – ou sob outras formas de contratos de trabalho.

ENCONTRAR UM FINANCIAMENTO E UM ORIENTADOR, COMO FAZER?

Doutoramento em ciências “exatas”

Atenção: nesse caso, não é preciso ter um projeto prévio de investigação para depois, encontrar um pesquisador num laboratório francês que possa tornar-se seu orientador. Podes candidatar-te diretamente a temas científicos que foram disponibilizados pelos investigadores franceses. Encontrarás esses temas na plataforma do Campus France. Existem dois tipos de temas: os já financiados pela instituição estrangeira (tipo: Contrato), e os temas para os quais deves ter o teu próprio financiamento (tipo: Bolsa). Uma vez encontrado o teu tema de interesse, podes contatar o investigador ou a escola doutoral que disponibilizou o tema.

 

Se desejas realizar um doutoramento em ciências sociais

Verifica a plataforma de temas. Há alguns relacionados com as ciências sociais. Se não encontrar nada que o interesse, então terá de preparar um projeto de investigação e enviá-lo a um investigador.

Como encontrar um possível orientador de tese?

Primeiro, não é preciso enviar um projeto de pesquisa a todos os cientistas da disciplina que lhe interessa. Por exemplo, se seu projeto de pesquisa diz respeito à economia, não envie o teu projeto a todos os economistas! Todos eles, já recebem muitas mensagens deste tipo. É necessário que o teu envio seja específico (é também a regra em marketing). Isto é: o tema do teu projeto cientifico deve corresponder ao tema trabalhado pelo investigador. Depois disso, deverás conversar com o investigador para poderem delinear o tema de pesquisa. Para aumentar as tuas chances, é necessário ser flexível e pronto para se desligar do teu projeto inicial. 

Após ter encontrado um orientador de tese, é necessário que a escola doutoral valide o procedimento para poder inscrever-se num doutoramento. Se o financiamento for exigido pela escola doutoral, é necessário comprová-lo antes de poder inscrever-se. A taxa anual de inscrição em doutoramento é à volta dos 400 euros por ano (ano académico 2020/2021). Mesmo que possua um contrato doutoral, deverá pagar esse custo.

 

Segue as grandes etapas par ir estudar em França!

Descobre