RECONHECA A QUALIDADE DAS FORMAÇÕES

Étudiants

COMO AVALIAR A QUALIDADE DE UM DIPLOMA OU INSTITUIÇÃO?

Vários indicadores como o reconhecimento pelo Estado, certificações e garantias (labels) permitem a avaliação da qualidade de ensino de uma instituição de ensino superior francesa.

O DIPLÔME NATIONAL: CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE

Em França, um diploma é considerado nacional quando é reconhecido pelo Estado francês. Este reconhecimento atesta a qualidade e diz respeito aos seguintes diplomas:

Brevets de Technicien Supérieur (BTS), Diplômes Universitaires Technologiques (DUT), Licences e Licences Professionnelles, Masters e Doctorats oferecidos por universidades públicas francesas; Titre d’ingénieur, que corresponde ao nível de Mestrado, expedido pela CTI (Comission des Titres d’Ingénieurs); Diplomas de grandes escolas de comércio e gestão que possuam o visto da CEFDG (Comission d’Évaluation des Formation et Diplômes de Gestion); Formações profissionais  no Répertoire National des Certifications Professionnelles (RNCP – Registo Nacional de Certificados Profissionais) - Formações específicas (arquitetura, artes, ciências políticas, etc.) certificadas pelo Ministério do Ensino Superior, da Ciência e da Inovação francês.

Ainda em França, existem alguns diplomas de ensino superior que não são reconhecidos pelo Estado francês. Este tipo de diplomas de ensino superior terá apenas o nome da instituição que o emitiu. A falta de reconhecimento pelo Estado francês não impede que este diploma não seja aceite no mercado de trabalho, porém não terás a equivalência formal necessária para a continuação dos estudos.

AS CERTIFICAÇÕES PARA AS GRANDES ESCOLAS DE COMÉRCIO E GESTÃO

As certificações servem de garantia de qualidade das formações e diplomas emitidos por uma instituição. Para as grandes escolas de comércio e gestão, as certificações são emitidas por associações e fundações independentes e particulares, tais como:

AACSB: Association for the Advancement of Collegiate Schools of Business; AMBA: Association of MBAs; EFMD: European Foundation for Management Development.

O processo de certificação é longo e muitas vezes oneroso para as instituições que o solicitam. As certificações geralmente são válidas por períodos de 3 a 6 anos.

GARANTIAS PARA ESCOLAS DE ENGENHARIA, DE COMÉRCIO E GESTÃO

As certificações de garantia (labels) são indicadores confiáveis para avaliar a qualidade de uma formação ou de uma instituição. Para formações de ciência em engenharia (sciences de l’ingénieur) existem duas : EUR-ACE: Accreditation of European Engineering Programs; QUESTE: Quality System of European Scientific and Technical Education.

A Conférence des Grandes Écoles (CGE) atribui dois “labels” específicos às grandes escolas de comércio e gestão: O Mastère Spécialisé (MS) certifica um nível de formação equivalente a 6 anos de estudos superiores. Enquanto a especialização pós-master é reservada para escolas de gestão, escolas de engenharia e para algumas grandes instituições como o Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM). O Master of Science in Management (MSc) é atribuído para formações de nível bac + 5 (5 anos de estudos superiores) em escolas de gestão ou escolas de engenharia. Fortemente orientados para o âmbito internacional, estas formações são geralmente oferecidas em inglês e são direcionadas para estudantes estrangeiros.

Segue as grandes etapas par ir estudar em França!

Descobre