CREDITOS E EQUIVALÊNCIAS

Étudiants

O ensino superior francês adota o sistema europeu LMD (Licence, Master, Doctorat). A maior parte dos diplomas emitidos pelas instituições francesas permitem o aproveitamento de créditos ECTS em diversos países da União Europeia e do mundo.

HARMONIZAÇÃO DO SISTEMA EUROPEU LMD

O sistema LMD é adoptado em grande parte dos países da União Europeia e organiza os estudos superiores em três ciclos: o primeiro sendo correspondente à Licenciatura (Licence), o segundo correspondente ao Mestrado (Master) e o terceiro e último correspondente ao Doutoramento (Doctorat). Tal organização facilita o reconhecimento dos diplomas entre os países da União Europeia e do mundo.

  • O nível L (1º ciclo) corresponde à obtenção do diploma de Licenciatura. É acessível após o Baccalauréat francês ou acesso estrangeiro equivalente, como o exame do 12° ano em Portugal, concluindo-se em três anos de formação e totalizando 180 créditos ECTS.
  • Já o nível M (2º ciclo) corresponde ao diploma de Mestrado, concluindo-se em dois anos de estudos e correspondendo a 120 créditos ECTS. O diploma é concebido para uma duração ideal de dois anos, no qual o primeiro ano é uma etapa comum e no segundo ano, o estudante poderá optar pela via de investigação (recherche), que conduzirá ao Doctorat, ou então pela via profissional , que corresponderia a uma especialização e inclui estágios de três a seis meses no segundo semestre.
  • Por sua vez, o nível D (3º ciclo) corresponde ao diploma de Doutoramento, com 180 ECTS em três anos de estudos superiores. Para obtenção do diploma, o estudante deverá redigir uma tese sobre um tema específico, além de realizar seminários e estágios de investigação.

Os semestres de estudos compõem a organização do ciclo correspondente. Cada semestre cumprido permite a validação de 30 créditos ECTS (European Credits Transfer System) que podem ser aproveitados de um país para outro. Cada ECTS corresponderia a cerca de 25 horas de estudos.

DIPLOMAS RECONHECIDOS E GARANTIDOS PELO ESTADO

Em França, dizer que um diploma é reconhecido pelo Estado significa que o diploma possui um valor nacional. Os diplômes nacionaux podem ser emitidos pelo Ministério de Ensino Superior ou reconhecidos pelo RNCP (Registre National des Certifications Professionnelles).

Para outros tipos de instituições superiores, como as grandes escolas de comércio e gestão ou de engenharia, a qualidade das formações e diplomas pode ser garantida por organismos independentes que atribuem certificações e garantias.

VALORIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Em França, é possível aceder a uma formação universitária a partir da validação das experiências pessoais e profissionais. Existem dois procedimentos para isso: a VAP 85 e a VAE. A primeira, permite o acesso direto a uma formação universitária após a validação do percurso e experiências profissionais prévias. A segunda permite ao estudante a obtenção integral ou parcial de um diploma após certificação dos teus conhecimentos.

Para solicitar um VAP ou VAE, o candidato deve entrar em contato direto com o setor de validação da universidade francesa e preencher um dossier que será apresentado a um júri.

Segue as grandes etapas par ir estudar em França!

Descobre