Étudiants

Em França, os estudantes possuem diversos benefícios, vantagens e descontos: cultura, transportes, saúde ou alojamento…Aproveita!

DESCONTOS ESTUDANTIS PARA CONHECER A CIDADE

A oferta cultural é acessível a todos. Basta apresentar o seu cartão de estudante para aproveitar os preços reduzidos em museus, teatros e cinemas. Para os estudantes com nacionalidade europeia e menos de 26 anos, os museus nacionais franceses são gratuitos. Os estudantes também têm acesso livre às bibliotecas.

Também é acessível deslocar-se na cidade ou entre municípios. Nas grandes metrópoles, as sociétés de transports en commun des grandes villes oferecem preços especiais aos estudantes. Apanhar um comboio também fica barato, graças à carte jeune da SNCF, disponível para jovens dos 18 aos 27 anos.

Se não tem muito dinheiro para a sua alimentação, não hesite em procurar um dos 450 restaurantes universitários existentes na França. Pelo valor de 3,25 euros, terá uma refeição completa, composta por entrada, prato principal e sobremesa. É preciso apresentar o seu cartão de estudante para entrar nesses restaurantes, e alguns ficam abertos durante a noite e aos fins de semana.

 

AUXÍLIOS SOCIAIS, MEDICINA PREVENTIVA E PLANEAMENTO FAMILIAR

Três ajudas da CAF (Caisse des allocations familiales) podem reduzir o valor do seu alojamento : a allocation de logement sociale (ALS); a aide personnalisée au logement (APL)  e a allocation de logement familial (ALF). Para saber se pode beneficiar de algum desses auxílios, faça uma simulação no site da CAF. 

Para falar diretamente com um dos funcionários, entre na página perfil Facebook da CAF dedicado ao alojamento estudantil. 

Cada universidade dispõe de um serviço de saúde, o Service universitaire de médecine préventive et de promotion de la santé (SUMPPS). Todos os estudantes podem utilizá-lo para consultar um médico, fazer um check-up de saúde ou receber aconselhamento. Algumas consultas são gratuitas, especialmente as que dizem respeito à contracepção, exames diagnósticos, vacinação, nutrição ou acompanhamento psicológico.

Pode obter auxílio para aderir a uma mutuelle complémentaire e beneficiar, assim, de um reembolso maior das suas despesas com a saúde.

Caso tens dúvidas sobre sexualidade, relações sexuais ou métodos contraceptivos, dirija-se ao Planning Familial, associação que oferece consultas gratuitas e confidenciais. As estudantes podem obter prescrição de um método contraceptivo que lhes convenha e obter pílula do dia seguinte, em caso de necessidade. O Planning Familial possui postos espalhados por todo o país.

FAÇA DESPORTO A BAIXO CUSTO

Na universidade, podes fazer um desporto junto ao Service universitaire des activités physiques et sportives (SUAPS). Paga uma inscrição no início do ano, e tem acesso a mais de 60 disciplinas desportivas. O estatuto de estudante fornece descontos para frequentar piscinas municipais, pistas de patinagem e ginásios.

OUTRAS OFERTAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES

Algumas redes de fast-food e de lojas oferecem, durante todo o ano, ofertas especiais para os estudantes.

Se comprares um computador ou qualquer outro aparelho eletrónico, apresenta o teu cartão de estudante. Muitas lojas de equipamentos de informática oferecem descontos especiais, assim como as lojas de impressão ou de cópias.

ENCONTRA TODAS AS VANTAGENS PARA ESTUDANTES

Diversos sites podem ajudar a aproveitar as vantagens reservadas aos estudantes. Confira:

https://mes-aides.gouv.fr/

http://www.etudiant.gouv.fr/

http://www.jeunes.gouv.fr/

www.tarif-etudiant.com

www.bons-plans-etudiant.fr

Segue as grandes etapas par ir estudar em França!

Descobre