TESTES E DIPLOMAS DE LÍNGUA FRANCESA

Étudiants

Diversos testes e diplomas de língua francesa permitem comprovar o seu nível linguístico. Muitas vezes, estes testes podem ser exigidos para fazer uma candidatura num estabelecimento de ensino superior.

QUAIS SÃO AS PROVAS OFICIAIS DE FRANCÊS EM PORTUGAL?

As provas oficiais são:

  • DELF – Diplôme d’Etudes en Langue Française / DALF - Diplôme Approfondi de Langue Française: O DELF e o DALF são diplomas oficiais emitidos pelo ministério da Educação nacional. Eles são compostos por seis diplomas independentes que atestam diferentes níveis linguísticos nas quatro competências. Esses diplomas não têm data de validade, eles possuem validade vitalícia.
  • TEF – Test d’Evaluation de Français: é um instrumento internacional de avaliação difundido pela CCI da região Paris Ile-de-France. Esse teste avalia o nível de conhecimento e competência em francês em uma escala de 0 a 7. Disponível em versão eletrónica, o resultado é imediato. É possível realizar o TEF quantas vezes desejar.
  • O TCF - Test de Connaissance du Français:  é o teste oficial do ministério da educação nacional. O teste é concebido pelo Centre international d’études pédagogiques (CIEP) e, em alguns países, algumas etapas podem ser feitas on-line e à distância. Os resultados do TCF são válidos por dois anos.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE DELF, DALF, TCF E TEF?

O DELF e o DALF distinguem-se do TCF e do TEF por serem diplomas de língua francesa, ao passo que os outros dois são atestados de língua francesa. O exame para a obtenção do DELF é destinado aos estudantes de nível intermediário de francês, enquanto o DALF é somente para os estudantes de nível avançado. Além disso, uma outra diferença importante refere-se ao prazo de validade. Os diplomas não têm prazo de validade, enquanto os atestados têm validade de 2 anos (TCF) e 1 ano (TEF).

QUAL É O NÍVEL DE FRANCÊS QUE DEVO COMPROVAR PARA INGRESSAR NOS ESTUDO

Cada instituição de ensino tem autonomia para definir o nível de francês exigido, que pode variar de acordo com o curso e o grau de estudos. Em geral, exige-se no mínimo um nível intermediário (denominado de B2, segundo o quadro comum europeu), porém há casos de cursos que exigem nível avançado. É sempre recomendado procurar a instituição de ensino em que deseja estudar, para resolver esta questão.

É OBRIGATÓRIO COMPROVAR O NÍVEL DE FRANCÊS?

A instituição de ensino superior francesa tem autonomia para solicitar ou não do estudante um comprovativo oficial de nível de francês. Esta informação deve ser verificada diretamente pelo estudante junto à instituição de seu interesse. Caso ainda não tenha realizado o teste será necessário apresentar a inscrição para o exame.

COMO OBTER MAIS INFORMAÇÕES?

Mais informações relativas ao DELF, DALF e TCF podem ser obtidas no site das Alliances Françaises, centros oficiais dos exames em Portugal.

Segue as grandes etapas par ir estudar em França!

Descobre