Étudiants

CONSELHOS PRÁTICOS PARA SE ALIMENTAR EM FRANÇA

Almoço, brunch, jantar na sua casa ou no restaurante, provar especialidades francesas ou pratos de países distantes. Pode sair para comer, cozinhar ou pedir comida em Take-away. A melhor forma de comer, mesmo no país da gastronomia, é aquela que mais gostar.

IR AO RESTAURANTE

Para celebrar um momento especial ou espairecer, os franceses gostam de ir ao restaurante nas mais diversas ocasiões. Em França, os restaurantes são numerosos e podem-se provar especialidades francesas ou de outros países conforme o teu gosto.

Os preços variam bastante e muitas vezes são acessíveis aos estudantes. Em Paris, encontra refeições completas por cerca de dez euros e pratos de centenas de euros feitos por grandes chefs como Hélène Darroze, Paul Bocuse e Alain Ducasse. Um conselho: olhar o menu e os preços antes de se sentar à mesa.

Muitos sites como The Fork permitem fazer reservas em restaurantes! Aproveite promoções ou descontos.

Último conselho: em França, o serviço sempre está incluído na conta e a gorjeta só é dada quando está muito satisfeito com o serviço.

IR AO MERCADO

No dia a dia ou nas férias, os franceses adoram ir ao mercado. Se gostar de cozinhar, aproveita para conhecer o mercado mais próximo. Podes encontrar frutas e legumes frescos, pratos prontos e especialidades da região. É também a ocasião para conhecer pratos, especiarias e ervas aromáticas de outros países

RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS

Os estudantes franceses frequentam os restaurantes universitários pelo preço atrativo e por razões práticas. Os restaurantes universitários costumam ficar situados dentro ou próximos dos campus da universidade. Não hesites em procurar um dos 450 restaurantes universitários franceses para fazer as suas refeições. 

Por 3,25 euros, podes aproveitar uma refeição completa: entrada, prato principal e sobremesa.

Para ir ao restaurante basta apresentar o teu cartão de estudante. Administrados pelo CROUS, alguns desses restaurantes abrem também para o jantar e durante os fins de semana.

OS FOOD TRUCKS

Para sair um pouco da rotina, deixe-te encantar pelos food trucks estacionados nas ruas e nas portas das universidades. Há comidas para todos os gostos: hambúrgueres, hot-dogs, especialidades regionais e especialidades estrangeiras. Muito populares nos centros das cidades e em festivais, os food trucks são uma solução original e muitas vezes económica para matar a fome.

COMIDA PARA VIAGENS E ENTREGA

Se não tens dotes culinários ou se não tens tempo para preparar uma boa refeição, podes comprar comida para viagem em churrascarias e restaurantes. Aproveite para fazer o teu pedido!

Os serviços de entrega a domicílio são muito populares em França e muitos restaurantes já oferecem essa opção aos clientes.

DICAS!

Lembre-te: um restaurant serve refeições, uma brasserie serve refeições rápidas e bebidas quentes e frias, e os cafés servem essencialmente bebidas.

Quando for a um restaurante e quiseres beber água enquanto comes, pede uma carafe d’eau (jarro de água). A diferença entre pedir esta ou a bouteille d’eau (garrafa de água), é que não pagarás pela primeira, já que será servida água da torneira.

Segue as grandes etapas par ir estudar em França!

Descobre