DESCUBRA O ENSINO SUPERIOR EM FRANÇA

Étudiants

Em França, o ensino superior oferece inúmeras formações acessíveis aos estudantes estrangeiros, que falam francês ou não. Descubra os institutos, as universidades e as Grandes Écoles que aguardam por si.

OFERTA DIVERSIFICADA DE FORMAÇÕES SUPERIORES

O ensino superior francês compreende 2,5 milhões de estudantes, dos quais 12% são estrangeiros. Todos desfrutam de uma oferta de formações muito diversificada e realizamestudos em todas as áreas e a todos os níveis.

A França possui mais de 3.500 instituições públicas e privadas de ensino superior: 72 universidades, 25 grupos de universidades e instituições, 271 escolas de pós-graduação, 227 escolas de engenharia, 220 escolas de comércio e gestão, 45 escolas superiores e públicas de arte, 22 escolas de arquitetura e 3.000 escolas e institutos privados.

Entre as 3.000 escolas secundárias em França, algumas promovem cursos preparatórios para as Grandes Écoles (CPGE – Classes Préparatoires aux Grandes Écoles), outros, seções de técnico superior (STS – Sections de Techniciens Supérieurs), ou preparam ainda para o diploma nacional Brevet de Technicien Supérieur (BTS).

Mais de 1.300 formações são oferecidas em língua inglesa. Consulte-as no catálogo de cursos ministrados em inglês. São também propostos aos alunos estrangeiros cursos de curta duração que combinam a aprendizagem da língua francesa com passeios culturais. Estes estão detalhados no catálogo de cursos de curta duração e na nossa aplicação Immersion France.

Há cada vez mais cursos à distância (MOOC) em francês.

Consulte FUN (FranceUniversité Numérique) primeira plataforma francesa de cursos on-line que disponibiliza cerca de 300 aulas, oferecidas por mais de 80 instituições, e possui aproximadamente um milhão de inscritos.

CALENDÁRIO UNIVERSITÁRIO

Em França, o ano letivo começa no mês de setembro ou outubro, de acordo com cada instituição e formação. Existem férias, duas semanas para as festas de final de ano. No final do primeiro semestre, existe um curto período de interrupção das aulas para o período dos exames finais. As férias de verão começam em maio ou junho, após as avaliações do segundo semestre, e geralmente duram pelo menos dois meses.

FORMATOS DE AULA NO ENSINO SUPERIOR FRANCÊS

Nas universidades francesas, os professores e investigadores propõem dois tipos de aulas aos alunos:

- Aulas Magistrais (CM – Cours Magistraux): Ministrados num anfiteatro de capacidade para 100 a 1000 alunos, os Cours Magistraux são aulas unicamente expositivas nas quais o estudante apenas toma nota das matérias.

- Trabalhos Dirigidos/acompanhados (TD – Travaux dirigés) e Trabalhos Práticos (TP – Travaux Pratiques): Aulas ministradas em salas menores, para um número limitado de alunos. Estes tipos de aulas ilustram e complementam os Cours Magistraux através da prática e do aprofundamento dos conhecimentos teóricos. A presença nos TD e TP é obrigatória e podem ser incluídos estágios em empresas.

 

A AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS

Existem dois tipos de avaliação no ensino superior francês. A avaliação contínua que permite validar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano por meio de avaliações regulares sobre cada conteúdo ensinado e os exames finais que acontecem em dois períodos no ano, no final de cada semestre, e abrangem o conteúdo como um todo.

NÍVEL DE FRANCÊS EXIGIDO PARA OS ESTUDANTES ESTRANGEIROS

Se fizer um curso ministrado em língua inglesa, o domínio do francês não é obrigatório. No entanto, a instituição poderá testar o seu nível de inglês e/ou solicitar um teste de conhecimento da língua.

Por outro lado, se as aulas forem ministradas em língua francesa, saiba que os estudantes estrangeiros devem apresentar um documento atestando o nível de francês.

Pode obtê-lo fazendo um teste oficial de francês, como o DELF, o DALF, o TCF ou o TEF. A referência comum é o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CECRL). Ficam dispensados os estudantes estrangeiros que obtiveram um diploma baccalauréat (BAC) francês numa instituição da AEFE (Agence pour L’Enseignement du Français à L’Étranger).

O nível B1 ou B2 é obrigatório para estudos de licenciatura e mestrado, especialmente nas áreas de ciências humanas e sociais. O nível B2 é exigido para o ingresso no primeiro ano das escolas de arquitetura. Certas instituições francesas de ensino superior podem exigir um nível superior, C1 ou C2, para formações específicas.

Image
BEM-VINDO ÀS INSTITUIÇÕES FRANCESAS

Segue as grandes etapas par ir estudar em França!

Descobre