Étudiants

ALOJAMENTO PARA ESTUDANTES EM FRANÇA

Após ser aceite numa instituição de ensino superior, uma das grandes dúvidas do estudante estrangeiro é decidir onde viver. Para obter um alojamento em França, especialmente em Paris, o ideal é dar início ao processo com bastante antecedência.

QUARTOS NAS CIDADES UNIVERSITÁRIAS GERIDAS PELO CROUS

Os quartos das cidades universitárias, também conhecidas como “cités U”, são administrados pelos CROUS (Centre Régional des Oeuvres Universitaires et Scolaires). É a categoria mais económica de alojamento estudantil. Verifica com a secretaria de relações internacionais da sua universidade se a instituição possui um convénio particular com o CROUS.

Consulta os campos de “logement” e “International” no site do CROUS para aceder às informações sobre as condições de obtenção de alojamento disponível em residência universitária. Para obter uma vaga, deverás preencher um dossier de “logement international” e submetê-lo entre os dias 15 de janeiro e 31 de maio que precedem o início dos seus estudos. Cada região de ensino possui um CROUS, que tem um funcionamento e um site próprio. Certifica-te que estás a entrar em contato com o CROUS adequado cuja circunscrição inclui a tua instituição de ensino.

CIDADE INTERNACIONAL UNIVERSITÁRIA DE PARIS (CIUP)

Situada no 14º arrondissement de Paris, a Cité internationale universitaire de Paris (CIUP) é um extenso conjunto de residências universitárias. As residências recebem cerca de 6 mil estudantes, investigadores, artistas e atletas de alto nível do mundo inteiro. A renda dos quartos varia em função do conforto, idade do residente e duração da estadia.

A Casa de Portugal André Gouveia

A Casa de Portugal tem 179 quartos. Os residentes têm à sua disposição: uma sala de estudo, três estúdios de música, uma sala de televisão e um espaço com uma mesa de ping-pong, uma lareira, uma lavandaria (máquina de lavar e secar), cinco grandes cozinhas colectivas (uma em cada andar) e três pequenas cozinhas (do 1º ao 3º andar).

O edifício alberga também duas novas salas, recentemente renovadas: a Biblioteca Vieira da Silva em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian (200 m2) e a Sala Polivalente Fernando Pessoa (220 m2), destinada em particular a acolher o rico programa cultural da Casa. Acessa 

 

ALOJAMENTO EM RESIDÊNCIAS / POUSADAS DA JUVENTUDE

Podes encontrar alojamento em residências estudantis ou de jovens. Este tipo de alojamento tem geralmente custos médios, entre os de um quarto em residência universitária e os de uma residência privada para estudantes.

ALOJAMENTO EM RESIDÊNCIA PRIVADA

Muitas residências privadas aceitam estudantes estrangeiros. O valor da renda de um quarto ou apartamento é geralmente mais elevado, se comparado com as residências universitárias do CROUS, devido aos serviços coletivos incluídos no preço da renda: lavandaria, internet, entre outros.

ALOJAMENTO EM LOCAÇÕES PARTICULARES

Caso não obtenha alojamento no CROUS, nem em qualquer residência incluindo residência privada, deverá procurar uma agência imobiliária para encontrar um quarto ou apartamento. Para reduzir os seus custos, pode optar por dividir com outros estudantes, com a possibilidade de uma redução significativa do custo individual no valor da renda. Uma opção económica e amigável para alojamento estudantil.

RESIDÊNCIA EM CASA DE FAMÍLIAS

A residência em uma casa de famílias é uma opção de hospedagem prática e económica, além de ideal para a prática do francês. Na maioria dos casos, envolve a ocupação de um quarto individual numa casa ou apartamento. Algumas famílias oferecem alojamento em troca de serviços. A renda é baixa, por vezes até gratuita, porém, deverás realizar algumas tarefas domésticas como o cuidado de crianças, entre outras. O alojamento inter-geracional promove a renda de quartos na casa de idosos, por um valor reduzido. Entretanto, existe a contrapartida de fazer companhia ao seu anfitrião por algumas horas durante a semana.

COMO ENCONTRAR ALOJAMENTO?

Não esperas chegar em França para procurar o alojamento. Podes fazer o teu pedido à distância, seja para obter um lugar em residência do CROUS, em pousada da juventude ou em residência privada. Em geral, fique atento e verifica a integridade da instituição que te oferece alojamento. Nunca envias dinheiro à distância sem antes ter assinado um contrato de arrendamento ou ter entrado em contato direto com uma instituição.

De início, não hesites em reservar um alojamento por um curto período. A partir daí, poderás ambientar-te na nova cidade e procurar uma residência definitiva in loco. Poderá ser difícil encontrar um lugar para viver, especialmente em Paris. Não deixes de realizar vários pedidos de alojamento para aumentar as tuas chances de encontrar uma opção o mais cedo possível.

É melhor alugar alojamentos mobilados. Isso evitará taxas e despesas que envolvam a mobília de um quarto ou apartamento, principalmente se pretende viver em França por um período curto. Suspeita de rendas muito baixas. Em Paris, calcula 400 euros para um alojamento estudantil na cité U (cidade universitária) e até 800 euros para um alojamento privado. Nas outras cidades, podes encontrar valores mais baixos.

COMO ENCONTRAR UM FIADOR?

O fiador é quem dá a garantia do seu contrato, ou seja, a pessoa que se responsabiliza por suportar com as despesas da renda, caso deixe de cumprir com os pagamentos. Em França, um fiador é quase sempre exigido a pessoas que desejem alugar um apartamento, sejam elas estrangeiras ou francesas.

O teu fiador deve ser francês. Caso não tenha fiador, há outras soluções disponíveis por meio do VISALE, uma caução gratuita em caso da renda de apartamento ou quarto em residência universitária.

 

ENCONTROU UM ALOJAMENTO ESTUDANTIL

O teu dossier foi aceite. Antes de receber as chaves e verificar o alojamento, terás que assinar o contrato de arrendamento da sua residência. Um depósito caução costuma ser exigido no momento da assinatura e corresponde geralmente ao valor de um mês da renda. Esse valor é reembolsado ao fim do contrato, embora despesas relacionadas com as condições do alojamento devolvido, podem ser deduzidas.

Antes de te mudar, deves obrigatoriamente assinar um seguro residencial, o que pode ser feito pela internet. Caso a electricidade ou o gás seja da tua responsabilidade, entra em contacto com o operador desses serviços para assinar o contrato.

DOIS DISPOSITIVOS DE FINANCIAMENTO PARA TODOS

Em França, existem dois dispositivos de auxílio financeiro mensal para um alojamento, destinados a estudantes de todas as nacionalidades: a Allocation de Logement (Auxílio-Alojamento) e a APL (Ajuda Personalizada ao Alojamento).

O montante é definido em função da renda do estudante, do tipo de alojamento e do valor da renda. Esses auxílios são atribuídos pelas Caisses d’Allocation Familiale (CAF) para estudantes legalmente residentes em França e regularmente inscritos numa instituição de ensino superior. No site da CAF, poderá simular o cálculo do valor estimado do seu auxílio mensal de alojamento.

Se pretendes ficar em França até seis meses, terás um visto com “Dispense temporaire de titre de séjour”, que não permite ao estudante solicitar o auxílio-de alojamento da CAF.

DICIONÁRIO DO ALOJAMENTO ESTUDANTIL

  • Contrat de location, ou bail (contrato de alojamento ): documento contratual que estabelece as responsabilidades do senhorio e do inquilino.
  • Caution solidaire ou garant (fiador) : pessoa física que se responsabiliza pelo pagamento da renda em caso de não pagamento do inquilino.
  • Dépôt de garantie (caução) : valor solicitado no início da ocupação do imóvel para cobrir possíveis deteriorações. É inicialmente reembolsável, sob condição.
  • Quittance de loyer : recibo de valores cobertos pelo senhorio; deve incluir renda e taxas adicionais separadamente.
  • Assurance habitation (seguro residencial): contrato de seguro que garante a sua responsabilidade civil e cobre casos de danos por água, incêndio, roubo, entre outros.
  • Caisse d’allocations familiales (CAF) : órgão público que pode prestar auxílio financeiro para o pagamento da sua renda. Taxe d’habitation (imposto de residência): imposto pago pelo inquilino que ocupa residência no dia 1° de janeiro do ano referido. O valor varia segundo a condição da residência e a área do imóvel.
  • Préavis : aviso de tempo que o inquilino tem para deixar a residência. Costuma ser de um mês para rendas de imóvel mobiliado e de três meses para imóvel sem mobília, exceto nas grandes cidades ou zonas de muita procura

Segue as grandes etapas par ir estudar em França!

Descobre