Étudiants

FAZER A TUA CANDIDATURA

Existem diferentes formas de ingresso em instituições de ensino francesas, que variam de acordo com o teu projeto de estudos. Verifique quais são as indicações para o seu nível e a tua área de interesse!

DEPOIS DO SECUNDÁRIO

Possui diversas opções de cursos, diplomas e instituições para realizar a sua licenciatura em França: é possível candidatar-se a uma Licence numa universidade pública, aos diplomas de Bachelor nas instituições privadas, a um DUT nos Institutos de Tecnologia, a um BTS, a uma CPGE,  aos diplomas das Grandes Écoles, e assim por diante.

Se já começaste os teus estudos superiores em Portugal, pode dar continuidade à sua formação em França com uma candidatura para o 2º ou 3º ano da licenciatura graças a uma forma de transferência para uma instituição francesa.

Outra possibilidade para quem já começou os seus estudos em Portugal é realizar um intercâmbio académico. Muitas instituições de ensino têm acordos bilaterais com universidades francesas, e poderá passar uma parte da sua licenciatura em França.

A forma de candidatura e os pré-requisitos de seleção variam para cada diploma ou instituição.

  • É um estudante europeu que deseja vir estudar no 1º ano ou um estudante não europeu que obteve o bacharelato francês numa escola secundária da AEFE (Agence Française pour l'Enseignement Français à l'Étranger) - deseja integrar o ensino superior francês no 1º ano: Parcoursup é a plataforma nacional de admissão ao primeiro ano do 1º ciclo do ensino superior.
  • O pedido de admissão prévia (DAP) diz respeito a todos os estudantes estrangeiros que desejem inscrever-se no primeiro ano de uma licenciatura numa universidade ou numa escola de arquitectura. É obrigatório para os estudantes estrangeiros não europeus que não tenham obtido o bacharelato numa escola secundária francesa AEFE.
  • Se reside num dos países abrangidos pelo procedimento "Études en France", isto é feito online na plataforma "Études en France". Caso contrário, deve apresentar a sua candidatura ao Departamento de Cooperação e Acção Cultural da Embaixada de França no seu país de residência. Os ficheiros brancos são para as candidaturas universitárias do primeiro ano, os ficheiros amarelos são para as candidaturas de arquitectura do primeiro ano.

MESTRADO

O Mestrado (M) representa 2 anos de estudos superiores (M1 e M2). O primeiro ano do Mestrado é um ano de conhecimentos mais gerais, ao passo que o segundo ano é mais específico. O M2 possui duas vias de estudos: Master Professionnel e Master Recherche. A primeira é uma formação de especialização que prevê estágios práticos no final do curso, enquanto a segunda trata-se de uma formação científica.

Para apresentar a tua candidatura num Mestrado diretamente com a instituição francesa de ensino superior do teu interesse, entra em contato com o responsável pelo curso da tua escolha e informa-te sobre prazos, pré-requisitos e condições de seleção.

DOUTORAMENTO E PÓS-DOUTORAMENTO

A França consagra, todos os anos, cerca de 50 bilhões de euros à investigação, ou seja 2,27% do PIB. França posiciona-se como um dos países mais empenhados em realizar ciência de alta qualidade e assim conseguir atrair os melhores cientistas do mundo.

Segue as grandes etapas par ir estudar em França!

Descobre