ASSISTÊNCIA MÉDICA E SEGUROS

Étudiants

O seguro social permite que os estudantes estrangeiros beneficiem de uma cobertura social durante os teus estudos em França. O seguro costuma reembolsar uma parte das despesas de saúde e, para aumentar a quantia do reembolso, o estudante pode inscrever-se numa “complémentaire santé” ou numa “mutuelle”.

COMO CONSULTAR UM MÉDICO?

Nas próprias universidades existe um serviço de saúde chamado Service universitaire de médecine préventive et de promotion de la santé (SUMPPS). Algumas consultas são gratuitas, sobretudo para contracepção, exames, vacinação, nutrição ou acompanhamento psicológico.

Podes encontrar as coordenadas de um médico e agendar uma consulta através do site doctolib.fr

Em caso de dúvidas sobre sexualidade, relações sexuais ou métodos contraceptivos, dirija-te ao Planning Familial, associação que oferece consultas gratuitas e confidenciais. As estudantes podem obter prescrição de um método contraceptivo que lhes convenha e obter pílula do dia seguinte, em caso de necessidade. O Planning Familial possui postos espalhados por toda a França.

Aqui estão alguns telefones úteis:

 

  • 112 é o número europeu de urgências
  • 15 é o número do SAMU (Service d’Aide Médicale Urgente)
  • 18 é o número dos bombeiros
  • 3624 é o número de urgência para receber a ajuda de um médico. Este serviço está disponível todos os dias, 24h/24h.

COMO POSSUIR UMA COBERTURA SOCIAL?

A securité sociale em França é correspondente ao Serviço Nacional de Saúde (SNS). Desde junho de 2018, uma reforma no sistema de proteção social estudante está em curso. O objetivo dessa mudança é que não haja mais uma securité sociale específica para estudantes, mas sim um único tipo, válida para todos aqueles que vivem em França.

Para entender melhor como proceder para solicitar a securité sociale, verifique em qual dos casos abaixo se enquadra:

ESTUDANTES EUROPEUS

Com uma nacionalidade de um país pertencente à União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega ou Suíça, e com um cartão europeu de seguro, estás assegurado, independentemente da data em que os teus estudos na França irão começar.

Para os estudantes não europeus, e que possuem o cartão europeu de seguro saúde, é recomendado que, antes de partir para a França, contratar um seguro viagem que cubra eventuais despesas médicas durante os primeiros meses de sua estadia em França. Podes contratar um seguro particular e, caso queiras beneficiar da securité sociale, deves inscrever-te no site e anexar os documentos solicitados, entre os quais:

  • documento de identidade (de preferência um passaporte)
  • comprovante de inscrição em um estabelecimento de ensino superior no ano letivo em vigência
  • relevé d’identité bancaire (RIB), obrigatório, e que deve ser obtido no banco em que você abrir sua conta em França
  • uma cópia da certidão de nascimento/ casamento
  • um formulário preenchido pelo organismo de proteção social do seu país de residência disponível no site
  • comprovativos de renda

IMPORTANTE: Para cobrir o período entre a data da viagem para a França e a inscrição na sécurité sociale todos os estudantes devem, independente de idade e do tipo de curso que irão realizar, contratar um seguro privado de viagem (cobertura mínima de 30 mil euros).

EU POSSO BENEFICIAR DO CARTÃO EUROPEU DE SEGURO SAÚDE (CEAM)?

Os estudantes que possuem nacionalidade de um país da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega ou Suíça, normalmente, podem solicitar um cartão europeu de seguro saúde. Eles não precisam, portanto, de se inscrever no seguro social francês.

NOSSO CONSELHO:

Existem alguns acordos entre o seguro saúde francês e o seguro saúde de outros países. Para mais informações, consulta a lista dos países abrangidos

COMO TER AS SUAS DESPESAS MÉDICAS REEMBOLSADAS?

É o seguro social e a mutuelle (se possuir uma) que reembolsarão as suas despesas. Para acompanhar os teus reembolsos e obter informações, cria uma conta em www.ameli.fr

COMO SE INSCREVER NUMA MUTUELLE?

A escolha de se inscrever ou não numa mutuelle é livre, apesar de fortemente recomendado. Cabe ao estudante, realizar os trâmites necessários. Solicita um orçamento e compara as ofertas:

  • diferentes mutuelles
  • companhia de seguro
  •  bancos

NOSSO CONSELHO:

Certifica-te de que a mutuelle que vai escolher oferece uma responsabilité civile válida para a sua vida privada e sua vida estudantil. Assim está assegurado no teu local de estudos e no seu estágio.

Segue as grandes etapas par ir estudar em França!

Descobre