FAZER PÓS-DOUTORAMENTO EM FRANÇA

Étudiants

Realizar um pós-doutoramento no exterior, especialmente em França, pode proporcionar novas perspectivas para a sua carreira. Podes juntar-te ao âmbito da pesquisa internacional e usufruir da reputação da pesquisa francesa.

POR QUE REALIZAR UM PÓS-DOUTORAMENTO EM FRANÇA?

Se es titular de um diploma de doutoramento, não hesites em realizar um pós-doutoramento em França. Graças às ligações com o mundo da ciência e com os laboratórios internacionais em França, podes estabelecer múltiplos contactos na tua área, expandir a tua rede e garantir a ascensão da tua carreira académica.

QUAL É O ESTATUTO DO PÓS-DOUTORAMENTO EM FRANÇA?

Em França, o pós-doutoramento dura de 6 meses a 3 anos. Um pós-doutoramento é considerado uma investigação extra. O(a) pós-doutorando(a) participa em todas as actividades do laboratório: experiências, publicações de artigos, coordenação de seminários, participação de conferências. O salário anual para este cargo de período integral pode variar entre 26 e 70 mil euros.

PÓS-DOUTORAMENTO EM UNIVERSIDADE

As universidades recrutam pós-doutorandos(as) enquanto assistentes temporários de ensino e investigação, também conhecidos como ATER. Assim, podes continuar os teus trabalhos de investigação enquanto cumpres cerca de 200 horas de ensino por ano. Essa carga horária pode incluir palestras, orientações académicas e trabalhos práticos.

COMO ENCONTRAR UM PÓS-DOUTORAMENTO EM FRANÇA?

As possibilidades de pós-doutoramento são publicadas com regularidade em diferentes sites de internet, a começar pelo portal doutoral do Campus France no campo de ofertas pós-doutoramentos.

Também podes consultar diretamente as ofertas publicadas nos sites das universidades francesas e de órgãos públicos de pesquisa como o CNRS, Inserm, IRD, Inra, Inria, Irstea, Cirad ou o Institut Pasteur.

Verifica também os sites dos Laboratórios de Excelência (LabEx) que oferecem ofertas financiadas. Os sites ABG-Intelliagence, Academic Positions, e Euraxess reúnem possibilidades em diferentes áreas de especialização.

Para obter um financiamento, candidate-te ao programa Prestige Postdoc. Este programa é administrado pelo Campus France e permite o co-financiamento de estudos pós-doutorais de um a dois anos em França.

COMO FINANCIAR UMA EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO EM FRANÇA?

O Conselho Europeu de Pesquisa (Conseil Européen de la Recherche - ERC) outorga financiamento a jovens investigadores, de 2 a 7 anos após o doutoramento. Candidate-se à Starting Grant que pode financiar as estadias, sua e da sua equipa, durante 5 anos. Essa bolsa pode atingir o valor máximo de 1,5 milhão de euros. 25 equipes de investigação recebem financiamento todos os anos para conduzir projetos em ciências humanas, exatas e biológicas.

O ATIP-Avenir é um programa conjunto do CNRS e do Inserm que também permite o financiamento da sua equipa em ciências médicas.

Segue as grandes etapas par ir estudar em França!

Descobre