Étudiants

CONHECE OS DIFERENTES TIPOS DE ENSINO SUPERIOR EM FRANÇA

A França conta com mais de 3.500 instituições públicas ou privadas de ensino superior. Universidades, Grandes Écoles, escolas de arte e de arquitetura: a escolha é ampla para os estudantes estrangeiros que desejem estudar em França.

AS UNIVERSIDADES: O ENSINO SUPERIOR PARA TODOS

As universidades recebem 75% dos estudantes estrangeiros que escolheram a França para seus estudos superiores. Estes estabelecimentos públicos de ensino superior são financiados pelo Estado francês. Distribuídas por todo território, as universidades emitem diplomas nacionais (Licence, Master, Doctorat).

A admissão no primeiro ano é aberta aos titulares do baccalauréat francês ou acesso estrangeiro equivalente, como o diploma do fim da Escola Secundária em Portugal. Ciências, letras, línguas, artes, ciências humanas, saúde, desporto – as formações na universidade abrangem a maior parte das áreas do conhecimento.

AS GRANDES ÉCOLES : A CULTURA DA EXCELÊNCIA À FRANCESA

No total, 20% dos estudantes estrangeiros realizam cursos nas Grandes Écoles. Écoles Normales Supérieures (ENS), Institut d’Études Politiques (IEP), escolas de engenheiros, escolas de comércio e gestão, escolas veterinárias e outras escolas. As grandes escolas são estabelecimentos de ensino público ou privado reconhecidos pelo Estado que emitem diplomas de nível bac+5 (mestrado). Nestas instituições, diversas formações podem ser oferecidas ministradas em inglês.

A admissão nas Grandes Écoles é bastante seletiva e pode acontecer por concurso após dois anos de classe preparatória, por análise de diplomas e percurso académico ou diretamente após o baccalauréat ou equivalente no caso das escolas que propõem um ciclo preparatório integrado. O custo das formações e processo de candidatura são mais elevados em relação aos praticados pelas universidades.

 

 

ESCOLAS E INSTITUTOS ESPECIALIZADOS: FORMAÇÕES ESPECÍFICAS

Aproximadamente 3.000 estabelecimentos de ensino superior públicos e privados propõem cursos em setores específicos como audiovisual, comunicação, jornalismo, moda, design, gastronomia, hotelaria, entre outros.

Estes estabelecimentos emitem diplomas e certificados reconhecidos pelo Estado ou validados pelo repertório de formações profissionais. A admissão nas instituições é feita através de concurso ou dossier. A duração dos estudos é, geralmente, de dois a cinco anos.

AS ESCOLAS NACIONAIS SUPERIORES DE ARQUITETURA (ENSA)

As escolas nacionais superiores de arquitetura fazem parte de uma rede de 20 escolas públicas que estão sob a dupla tutela dos ministérios da Cultura e do Ensino Superior, da Ciência e da Inovação. Duas outras instituições, a École Spéciale d’Architecture e o Institut National des Sciences Appliquées de Strasbourg, fazem parte desta mesma rede e emitem diplomas equivalentes.

As escolas de arquitetura propõem três ciclos de formação que emitem diplomas nacionais reconhecidos pelo Estado: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento.

AS ESCOLAS SUPERIORES DE ARTE E ARTES APLICADAS

Em França, aproximadamente 50 escolas públicas superiores de arte e design dependem diretamente do Ministério da Cultura. As formações na área de arte, design e comunicação são organizadas em ciclos de três ou cinco anos de estudos, cada qual concedendo um nível de diplomas nacional. Algumas oferecem, igualmente, um terceiro ciclo para aprofundamento.

Quatro escolas públicas de arte, bastante reconhecidas, dependem diretamente do Ministério do Ensino Superior: as escolas Boulle, Olivier de Serres, Duperré e Estienne. Estas escolas concedem diplomas nacionais nos domínios do design gráfico, design espacial, moda ou profissões artísticas.

Algumas escolas privadas ou ligadas às câmaras de comércio e da indústria emitem os seus próprios diplomas. Algumas são registadas no Repertório Nacional de Certificações Profissionais (RNCP). A seleção destes estabelecimentos de ensino superior de arte e artes aplicadas é bastante seletiva e a análise é feita através de dossier, concurso e/ou entrevistas.

As candidaturas podem ser feitas online no site Campus Art.

Segue as grandes etapas par ir estudar em França!

Descobre